O que são e para que servem as médias móveis? Como aplicá-las na análise técnica de criptomoedas? Tu


O tema de hoje tem tudo a ver com os posts sobre análise técnica que eu tenho postado aqui para vocês com o intuito de ensinar sobre o trading de criptomoedas para iniciantes. Na página inicial deste site, você pode conferir um menu com todos os artigos postados sobre o assunto, o último foi: “A Teoria de Dow e seus fundamentos na análise técnica para iniciantes”.

Antes de começar a leitura, eu dou uma dica para você que ainda está aprendendo sobre análise técnica: me acompanhe no clube To the Moon, que costuma ser um serviço pago, mas que abri por tempo indeterminado para vocês irem conhecendo mais. Lá no To the Moon eu posto minhas próprias ideias de investimentos e trading para que os leitores possam ir se familiarizando com o tema. Além disso, você pode acompanhar a situação da minha carteira de investimentos também. Clique aqui para conhecer.

O que são médias móveis?

As médias móveis são indicadores bem simples de usar e entender. É considerada uma das primeiras coisas que os traders devem aprender para começar a fazer análise técnica. No entanto, antes de conhecer essa ferramenta, é preciso conhecer o gráfico de candlestick. Se você não sabe o que as velas e os pavios significam, leia primeiro: “Análise técnica para iniciantes, começando a entender o gráfico de velas”. Sabemos que o candle de alta e baixa têm seus valores máximos, mínimos, o de abertura e o de fechamento, certo?

As médias são calculadas geralmente sobre o preço de fechamento do candle. A cada novo candle plotado, é preciso calcular uma nova média, excluindo o valor da vela mais antiga do período e adicionando a vela nova. Por exemplo, em uma média com os 10 últimos candles, no 11° candle, eu excluo o candle n° 1 e adiciono o candle n° 11, mantendo a média sempre atualizada. As médias calculadas devem ser anotadas vela a vela no gráfico e depois, devem ser ligadas. Essa linha que vai se formar nos dará o sentido da tendência do gráfico que está sendo analisado.

As médias móveis servem exatamente para amenizar o ruído criado no gráfico devido a volatilidade de preços, ou seja, algumas vezes o valor do período pode variar bastante, mas no fechamento da vela não terá impacto nenhum. Esses ruídos acabam atrapalhando a visualização de tendências, ciclos de longo prazo e até pontos importantes de entrada e saída do mercado.

Como fazer a linha de médias móveis?

A melhor forma de explicar isso é fazendo um exemplo. Vamos considerar apenas os preços do fechamento dos candles, ok? Valores de fechamento dos candles:

Então temos o gráfico abaixo (considerando apenas os valores de fechamento e sem inserir a média móvel)

Agora para fazer o cálculo da média, usa-se a média aritmética mesmo, que é a soma de todos os números dividido pela quantidade de números somados.

Então para obtermos a média no 2° candle, fazemos: (19+14)/2=16,5;

Para o 3° candle: (19+14+15)/3 = 16;

Para o 4° candle: (19+14+15+10)/4 = 14,5.

Até chegar ao 30° candle, onde somamos todos os valores e dividimos por 30. Depois disso, basta ligar os pontos e pronto! Está ali sua média móvel exibindo uma tendência, que no caso do gráfico que criamos é de subida. Embora a curva esteja sutil. é possível entender que ela tem uma inclinação para cima.

Pessoal, fiquem calmos! Eu só estou ensinando como essa média é calculada, ok? Mas nos gráficos de trading essas médias já vêm todas calculadas e desenhadas!

Por outro lado, devemos saber que essas linhas podem ter um período conforme as necessidades do trader: não é necessário fazer a média móvel de todas as velas do gráfico. Você pode pegar um período para ver as movimentações de curto prazo com 7 pontos, por exemplo, só que neste caso, é preciso somar o novo candle e excluir o candle mais velho. Veja só como ficaria se aplicarmos esse período com os 7 últimos números do gráfico que fizemos anteriormente.

  • 58

  • 55

  • 52

  • 49

  • 50

  • 43

  • 45

Vamos supor que a próxima vela que será plotada no gráfico (neste caso, a 8a. vela do período), tenha fechamento = 35. Então excluímos o valor da vela mais antiga (cujo valor é 58) e adicionamos o da nova vela = 35, desta forma, teremos um novo valor de média, que de 50,2857, foi atualizado para 47.

  • 55

  • 52

  • 49

  • 50

  • 43

  • 45

  • 35

Cruzamento de médias móveis

Uma boa estratégia usando as médias móveis é combiná-las. “Mas como assim, Pedro? O cálculo não é sempre o mesmo?”. Na verdade depende dos períodos que serão utilizados nas médias. Utilizar uma média móvel de curto prazo (com 5, 7 ou 10 períodos, por exemplo) e combinar com uma de longo prazo (15, 21 ou 30 períodos), torna-se possível encontrar bons momentos para entrar ou sair do mercado.

Sinal de entrada no mercado - a entrada no mercado é a mesma coisa que comprar a criptomoeda que está sendo analisada. Quando a média móvel de curto prazo estiver subindo e passar por cima da linha de longo prazo, é o momento de entrar. Isso porque significa que a média de curto prazo é maior que a de longo, indicando uma subida nos preços.

Sinal de saída - essa situação é exatamente a contrária da anterior: quando a média de curto prazo for descendo até cruzar a linha de tendência de longo prazo, então venda suas criptomoedas!

Veja por exemplo como isso ficaria no gráfico nesta imagem do site Smarttbot: a primeira setinha indica a entrada no mercado e a segunda, a saída.

Mas fiquem espertos, queridos leitores! Isso tudo que estou dizendo é sem considerar outros fatores que já mencionei nos posts de análise técnica. O que estou escrevendo aqui para vocês é uma análise somente das linhas feitas pelas médias móveis, que sempre requerem uma confirmação com o próximo candle.

Além de tudo isso, vale lembrar que usar uma linha de curto prazo te ajuda a perceber antes ótimas oportunidades para entrar ou sair do mercado, proporcionando o máximo de lucro. Mas ao mesmo tempo, pode dar alarmes falsos e se o trader cair nessas ciladas, acaba saindo no prejuízo. Já as linhas de períodos maiores, oferecem mais segurança para a tomada de decisões, mas às vezes podem ser lentas demais para o cenário em que o mercado se encontra.

Esta foi apenas uma introdução simples à essas médias móveis. O assunto é bem mais extenso e vai para um nível maior de dificuldade, porém, falarei mais em um próximo post. Lembre-se que qualquer dúvida você pode me chamar lá no grupo do Telegram! Será um prazer te conhecer e ajudar em seus trades! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo! ;)

#análisetécnica

333 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle