Utilizando as médias móveis na análise de criptomoedas. Estratégias e cuidados para o trading!


Você sempre quis entender os gráficos de criptomoedas que estão presentes em quase todas as exchanges, mas olha aquelas linhas, aqueles pauzinhos verdes e vermelhos e simplesmente desiste por achar complexo demais? Calma! Estou aqui, fazendo vários posts sobre análise técnica para desvendar todos os indicadores desses gráficos e te ajudar a interpretar todos aqueles sinais. Além disso, eu sempre posto novas oportunidades para fazer trading de curto, médio e longo prazo lá no Clube To the Moon e eu quero que você entenda aqueles números e o porquê deles existirem nas oportunidades de entrada e saída de mercado visando lucros!

Então hoje eu mando um post que é continuação do último artigo sobre análise técnica para iniciantes: “O que são e para que servem as médias móveis?”, portanto, para dar continuidade na leitura, você precisa ter lido antes essa introdução sobre as médias móveis.

Estratégia de cruzamento da média móvel com o preço dos ativos

Como eu disse no finalzinho do artigo anterior sobre médias móveis, existe uma estratégia onde você pode cruzar duas médias para definir os pontos de entrada e saída do mercado. Mas também dá para ter uma ideia parecida, se ao invés de cruzar duas médias, você cruzar uma média móvel com o preço do ativo que você está analisando. Veja abaixo o exemplo do que é ter o fechamento acima ou abaixo da média móvel.

Se o preço de fechamento da vela estiver acima da média móvel, então é hora de comprar. Mas se o fechamento for para baixo da média, então é hora de sair do mercado. Só que você deve ter muito cuidado com este tipo de análise, pois nesta estratégia você acaba lidando com muito mais ruído do mercado, principalmente porque você está trabalhando com o preço puro, que pode variar bruscamente em um curto período e isso, nem sempre significa uma mudança de tendência. Uma boa dica é estar atento aos padrões de reversão e de continuidade de tendência.

O lag das médias móveis

Chamamos de “efeito lag” quando uma média móvel demora a mostrar uma reversão no cenário atual do mercado. Os preços já estão em queda e a tendência exibida pela média móvel ainda está como constante ou de alta. Lag, em inglês, significa justamente “atraso” e isso acontece bastante com as médias móveis, principalmente porque elas servem para ajudar a filtrar ruídos na oscilação de preço, só que isso depende fundamentalmente da quantidade de períodos daquela média.

Médias mais curtas costumam acompanhar os preços bem de pertinho, sendo aquelas que apresentam mais curvas. Médias móveis mais longas, demoram um pouco mais a mostrar mudança em sua direção, pois filtram bastante os ruídos do mercado. Uma média curta pode considerar por exemplo 30 períodos, a média média, uns 60 períodos e uma média longa, 120 períodos por exemplo (considero “período” a quantidade de velas usadas para fazer o cálculo da média móvel). Veja abaixo um exemplo das diferentes médias de acordo com seus períodos, neste gráfico que peguei lá na Binance.

Média amarela: curta;

Média rosa: média;

Média vinho: longa.

Olhando para este gráfico, podemos ver que após atingir o pico de preço (os pontos mais altos do gráfico), houve uma queda busca do valor daquela criptomoeda. Vemos isso é claro que pelos candles e pelas médias traçadas apontando para baixo, mas quero focar nas médias. Veja que as três mudaram sua tendência quase ao mesmo tempo, isso significa que a queda de preço foi grande, pois não é qualquer oscilação que consegue fazer com que as três médias tenham o mesmo comportamento desta forma. Entretanto, veja como a média de curto prazo (que acompanha de perto os preços) mudou mais rápido do que as outras duas médias traçadas. Esse atraso das retas média e longa, são o chamado efeito lag, que é a demora em mudar sua direção em relação ao comportamento do mercado.

Mesmo que o lag seja um atraso, não significa que isso seja tão ruim. Até aqui você já deve ter entendido que as médias disfarçam os ruídos (oscilações de preço que não impactam na tendência de preço). Se você está seguindo uma média de curto prazo, ela vai subir e descer muitas vezes, podendo dar indicações falsas para o trader. Aguardar o movimento de uma média longa confirmando a tendência da outras médias é uma boa prática para um trader mais conservador.

Utilização das médias móveis

Além de todos os usos explicados aqui e no primeiro post sobre as médias móveis, também é possível bolar outras estratégias para sair no lucro com criptomoedas, aplicando o conceito de médias móveis em outros indicadores. Um bom exemplo é fazer a média móvel dos volumes de compra e venda do ativo que está sendo analisado - não sabe o que tem a ver uma coisa com a outra? Então leia o artigo: "Os volumes de compra e venda na análise de tendência de criptomoedas". "Ah, Pedro, mas o que eu vou fazer com uma média móvel de volume?". A ação mais comumente utilizada quando falamos de médias e volumes, é usá-la como um indicador de entrada: você só entra no mercado que está analisando se os volume estiver acima da média

Outra coisa muito legal que você pode fazer com as médias móveis é analisar a posição de outros ativos antes de entrar em algum mercado. Vamos supor que você esteja analisando a Litecoin e de repente percebe que o preço do Bitcoin influencia o da Litecoin. Neste caso, você entra no mercado Litecoin se o valor do BTC estiver acima da própria média móvel.

Agora que você tem ainda mais conhecimento sobre este indicador tão importante, porque não tenta praticar? Você pode ir em alguma Exchange analisar os gráficos e interpretá-los com a ajuda de todos os artigos sobre análise técnica, que estão disponíveis na página inicial do Aprender Sobre Bitcoin. Se não quiser ir até uma Exchange, vá no Clube to the Moon e tente analisar o porquê eu tive determinadas ideias de trading. Se você tiver alguma dúvida neste aprendizado, me chame no grupo do Telegram para que eu possa te ajudar! Se você não está no grupo ainda, clique aqui! Bons trades! ;)

#análisetécnica

1,061 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.