O que é e para que serve um robô de investimento? Introdução para iniciantes


Se você está lá no nosso grupo do Telegram, com certeza já viu muitas conversas sobre robôs de investimento. Um leitor sugerindo um, outro leitor sugerindo outra plataforma e de repente há um debate super saudável sobre esses robôs. Mas quem não está acostumado com essa tecnologia, deve ficar se perguntando: “Mas que negócio é esse de robô? Será que o Bitcoin é um robô? Socorro! ”. O assunto de hoje será esse: robôs de investimento para iniciantes, onde explico o básico, dando uma breve introdução para que você possa se aprofundar mais no assunto.

O que é um robô de investimento?

Vamos começar com alguns esclarecimentos: o robô não é uma máquina física, que tem voz metalizada e anda de forma esquisita pelo escritório, não! O robô é apenas um programa que fica dentro do computador. Sabe todos os posts que fiz (e ainda estou fazendo) sobre análise técnica para iniciantes? Por exemplo:

Todas essas coisas o robô sabe. Todos os cálculos envolvidos para traçar determinados indicadores no gráfico de velas, as oscilações, volumes, curvas... tudo isso já está escrito dentro do programa do robô, então ele consegue interpretar o cenário de um determinado ativo quase que automaticamente e além de fazer essa leitura, ele também pegará seu dinheiro e fará investimentos (ou trading) com base nas suas preferências.

Como o robô de investimentos funciona?

Quando você escolhe um robô para cuidar do seu dinheiro, você faz um cadastro e é interrogado. Sim, parece um interrogatório de tanta pergunta que o robô te faz, mas isso é proposital e importante: é através das suas respostas que o robô entenderá seu perfil e poderá aplicar o dinheiro da forma que mais satisfaça suas expectativas. Podemos dizer que o robô fará o que você faria se tivesse o conhecimento dele, só que... ele também pode errar. E afinal de contas, ele não tem aquilo que chamamos “feeling” do negócio. Sabe o feeling? Significa sentimento, sensação... é o tal do sexto sentido que nos diz que em tal lugar vou conseguir bons lucros. O robô não tem isso, não tem a malícia do mercado, ele só faz cálculos e olha os indicadores, então você fica completamente preso a ele e às coordenadas que passa para ele.

Para que serve um robô de investimento?

Sabe a minha página no Clube to the Moon onde eu coloco algumas ideias de trading? Eu uso algumas ferramentas e todo o meu conhecimento e experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro para analisar e identificar possíveis pontos de entrada e saída no mercado que possam me trazer lucro. Mas e quem ainda está aprendendo e não sabe fazer as análises de forma segura? De duas uma: seguir as ideias de alguém, como no caso do To the Moon, até que você vire um trader especialista ou então, utilizar um robô que fará tudo para você. Não acho que o robô seja a melhor forma de fazer dinheiro, pois também estão vulneráveis à falhas, mas ele pode ajudar – e na verdade tem ajudado – muitas pessoas a fazerem dinheiro, então aqui vão alguns pontos a favor e contra os robôs.

Benefícios de utilizar um robô para fazer trading

O primeiro benefício de todos - o robô não sofre com as oscilações de preço. Sabe aquele negócio desesperador quando você olha o preço do Bitcoin hoje, lembrando que comprou um monte de BTC em janeiro deste ano por R$ 44 mil? Então... se você passou/ passa por isso, sabe do que eu estou falando! É algo do tipo “Ai meu Deus Pedro! Você acha que o Bitcoin vai subir de novo? Eu comprei um monte, investi muita grana e agora foi tudo reduzido mais da metade!”. Isso atrapalha demais nos investimentos e trading! O robô é frio. Ele vai agir e reagir segundo um conjunto de regras que ele é comandado a obedecer, verificando sempre os pontos de entrada e saída.

Decisões rápidas – até você analisar o gráfico, ver que aquele momento é uma boa oportunidade de entrar/sair, pôr sua ordem, executar ordem e etc, leva tempo. Ter velocidade na execução faz diferença para o trader! O robô faz tudo isso quase instantaneamente;

Diversificação – usando o robô, você pode investir/ fazer trading de muitos ativos diferentes ao mesmo tempo, pois ele consegue estar atento a vários cenários ao mesmo tempo e todos sabemos que a diversidade de aplicações é importante! Enquanto um ativo não rende tanto dinheiro, outro pode estourar nos lucros, fazendo com que no final das contas, as recompensas cubram as perdas.

Pontos negativos do uso de robôs

Não é barato – existem vários robôs investidores de graça, sim. Mas você vai confiar seu precioso capital em um robô que não está ganhando nada para cuidar da sua grana? E se você realmente quiser algo de ótima qualidade, será necessária uma assinatura mensal ou anual, além de todas as taxas de transferência do seu dinheiro para o robô, taxa de saque, execução de ordem ativa e passiva, etc. Aliás, veja aqui os tipos de ordens de compra e venda, pois cabe neste assunto! Resumindo, eu vejo que você acaba gastando ou deixando de ganhar mais dinheiro ao deixar seu capital nas “mãos” de um robô, afinal, se você mesmo fizesse sua análise técnica e tradings, não precisaria pagar o serviço do robô! Por isso eu disponibilizo o To the Moon para vocês: para irem aprendendo a fazer sozinho suas próprias negociações.

Diversidade – “Pedro, você acabou de falar que diversificar é um benefício! ”. Sim, é muito importante diversificar! E isso pode ser um problema dependendo da plataforma que você for utilizar. Muitos robôs são de empresas que não transacionam muitos ativos, fazendo com que o robô fique preso apenas àquelas criptomoedas. Uma Binance no caso, seria muito bacana, pois é bem completa com centenas de altcoins para investir. Já uma Bitcointrade aqui no Brasil, te restringiria a negociar apenas Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e Litecoin (isso tudo é apenas um exemplo).

Perder oportunidades – toda regra tem exceção! Como eu disse antes, o robô segue um conjunto de regras e ele não foge a elas. Só que como existem exceções, uma grande oportunidade pode estar associada a algo que foge à regra imposta ao robô e o trader acaba deixando de ganhar fortunas só porque o robô não consegue pensar fora do que foi ensinado a ele.

Você já usou algum robô de investimento? Quais julga serem os melhores para fazer trading com criptomoedas? Conte sua experiência no grupo do Telegram para ajudar centenas de outros leitores. E se você ainda não conhecia sobre esses robôs, venha aprender no grupo com a gente e logo logo eu coloco mais posts sobre este tema, com tutoriais e passo a passo! Para se juntar ao grupo, clique aqui ou na imagem abaixo!

#Crypto

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com