Coin Space: outra wallet multi moedas para guardar suas criptomoedas. Tutorial e passo a passo


Sempre, sempre, sempre que posso, eu falo da importância de guardar suas criptomoedas em uma carteira onde só você tem o controle das chaves privadas. Esse negócio de “ah, vou deixar minhas altcoins aqui na carteira desta exchange super conceituada mesmo” é o maior papo furado! Suas criptomoedas só estão seguras desde que você (e só você) tenha o controle da chave privada delas! Outro benefício disso é que sempre que as moedas que você têm forem forkadas, você com certeza conseguirá receber as moedas novas, porém, se as altcoins estiverem na exchange, dificilmente você conseguirá receber as moedas novas que são suas por direito. Não sabe o que é esse negócio de “Fork”? Então veja aqui: “O que é um fork de criptomoeda?”. Por tudo isso, hoje apresento o tutorial e passo a passo de mais uma wallet, para vocês terem bastante opção de escolha! Fica aqui a CoinSpace!

Antes de começar, eu preciso que você entenda alguns conceitos, então vou recomendar a leitura dos artigos abaixo:

O que é a CoinSpace?

A CoinSpace é uma wallet do tipo online, ou seja, você pode acessá-la se tiver acesso à Internet, diretamente do navegador do seu celular ou computador. Nela, você pode armazenar:

  • Bitcoin;

  • Bitcoin Cash;

  • Ethereum;

  • Litecoin;

  • Ripple;

  • Stellar;

  • Todos os tokens da rede Ethereum, os ERC-20 e ERC-223. Veja aqui o que é ERC-20.

Como criar uma carteira CoinSpace?

1. Vá até o site da CoinSpace. No menu superior, há a opção “wallets”, escolha para qual moeda deseja criar sua conta. No nosso exemplo, será Bitcoin;

2. Escolha entre duas opções:

  • Create new wallet - para criar um novo endereço do zero para guardar seus Bitcoins;

  • Open existing wallet - tendo a chave privada de uma carteira Bitcoin já existente, você consegue abri-la aqui.

No nosso passo a passo, quero mostrar a criação da carteira desde o início, portanto, vou clicar na opção “Create new wallet”;

3. Agora vem uma parte bem importante: a passphrase! É uma frase de acesso, que permite você abrir sua carteira em qualquer outro dispositivo. Mais importante que isso é que se você perder o acesso à sua CoinSpace por algum motivo, a única forma de recuperar seus ativos digitais é através dessa frase secreta. E fiquem ligados: qualquer pessoa que tiver acesso a essa frase, pode abrir sua carteira e fazer o que quiser com seus Bitcoins! Anote-a bem bonitinho e guarde com muito carinho em um lugar que não tenha acesso à Internet. Lá no site, clique em “Generate Passphrase” para que a frase seja exibida;

4. Anote em um papel e clique em “Set your PIN”;

5. Você vai precisar criar um PIN de 4 números, que será a senha de acesso para sua wallet na CoinSpace. “Ah mas e se eu esquecer meu PIN?”, então você recupera a carteira com a passphrase;

6. Depois de criar o PIN, estará tudo pronto! Pode começar usar a sua wallet!

Como enviar criptomoedas pela Coin Space?

Assim que você abrir a carteira, você já estará na página de envio de moedas, ou seja, na aba “Send”

Para enviar criptomoedas para alguém, basta colocar o endereço da carteira Bitcoin da pessoa e a quantidade de criptomoedas. Veja que no último campo é um contador em moeda fiduciária, ou seja, se você colocar em USD, verá o equivalente em Dólares que está mandando. Se colocar em BRL, verá o equivalente em Reais.

Como receber criptomoedas?

Se você for na aba ao lado, em “Receive”, você entrará na parte de receber criptomoedas na sua Coin Space. Ali você vê o endereço da sua carteira e você pode compartilhar com quem quiser.

Atenção: só envie para este endereço Bitcoins! Se quiser receber uma moeda diferente, tem que ser um endereço próprio para aquela moeda. Caso você envie Bitcoin para uma carteira Litecoin, por exemplo, suas moedas se perderão, irão direto para o Cemitério de Criptomoedas. O mesmo vale para recebimentos: quem for transferir Ethereum para você, deve enviar no endereço da Ethereum e não em um endereço Bitcoin.

Veja que na Coin Space você pode utilizar o Mecto. O Mecto é uma ferramenta que permite que você transmita o endereço da sua wallet para outros usuários da Coin Space através do GPS, então quem estiver perto de você com o GPS ligado, irá receber o endereço da sua carteira, legal não é?

Como adicionar mais moedas no meu Coin Space?

Você deve ir até o menu “Tokens” e ali já vai ter a opção das criptomoedas compatíveis com a Coin Space. Se você clicar em “Ethereum” por exemplo, automaticamente a janela se torna azul e todos os parâmetros ficam voltados para a Ethereum, inclusive o endereço que vai aparecer em “Receive”.

Exchange dentro da wallet Coin Space

Você deve ter percebido o menu “Exchange” dentro da Coin Space, não é mesmo? Muitas wallets hoje em dia já oferecem esse serviço de transformar o seu saldo (ou parte dele) de uma determinada criptomoeda, em outra altcoin. A Coin Space oferece essa possibilidade, mas já aviso que isso pode ser mais caro que o comum. Como a troca dessas criptomoedas são feitas através da ShapeShift, vale a pena comparar as taxas.

Ah! E fique tranquilo, pois todas as transações ficam registradas na aba “History”. Além de usar no modo navegador de Internet, você também pode baixar a Coin Space para Android e para iOS.

A Coin Space tem um layout bem amigável e intuitivo, é bem fácil de usar, o único problema é que não possui tradução para o português, mas não é um grande problema. Se você tiver alguma dificuldade em utilizar a Coin Space, certamente pode me procurar no grupo do Telegram, onde eu e os demais leitores estamos sempre online para ajudar em qualquer dúvida que surja relacionada ao mundo cripto. Para se juntar a nós, clique aqui ou na imagem abaixo! ;)

#MobileWallet

247 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.