O que é e para que serve a criptomoeda NEM? Onde comprar e armazenar? Veja o tutorial e passo a pass

Atualizado: 30 de Dez de 2019


Hoje o artigo vai ser dedicado a uma moeda que tem conquistado boas posições no ranking de capitalização de mercado segundo o CoinMarketCap. Estamos falando da rede NEM, um ambiente extremamente personalizável para construir o que você quiser! Sim, o que você quiser, pois já disse milhares de vezes que a tecnologia Blockchain é mais do que apenas criptomoeda: não revolucionou apenas o setor financeiro, mas o mundo todo, permitindo desenvolver até aquilo que ainda não foi inventado. Se você não sabe o que é blockchain, veja uma explicação bem simplificada para iniciantes clicando aqui.

O que é a NEM?

Levando em consideração tudo o que a blockchain pode fazer e todos os setores onde pode ser aplicada, consideramos que é a tecnologia do futuro e que será a nossa realidade daqui a alguns anos. Entretanto, ainda existe muita dificuldade em tornar os sistemas atuais compatíveis com uma blockchain e é por isso que a NEM foi criada.

Com uma tecnologia capaz de implementar a Blockchain com os sistemas em uso hoje, a NEM proporciona um ambiente onde é possível gerenciar qualquer tipo de coisa, como: instrumentos financeiros, cadeia de suprimentos, autenticações, títulos de propriedades e etc.

Além disso, utilizando a NEM você pode criar sua própria criptomoeda e até uma ICO! Se você não sabe muito bem o que é isso, leia o artigo "Entendendo token, criptomoeda e ICO".

Na verdade a NEM vai ter funcionalidades parecidas com a Ethereum, onde a maioria dos tokens atuais são criados. Neste post, eu explico melhor sobre a Ethereum e aqui eu falo sobre os contratos inteligentes, que são a "mão direita" da blockchain e extremamente usados na NEM.

O que é o token XEM?

XEM é o token nativo da blockchain da rede NEM. Este token é utilizado para pagar todas as transações feitas na rede, o que incentiva a existência dos nodes que validam, processam e gravam as informações na blockchain, sejam elas transações de negócios ou pessoais de cada usuário. Isso significa que a XEM tem uma função fundamental dentro do ecossistema econômico da NEM. Alguns diferenciais da XEM é que seus valores são fixados dentro da blockchain, não sofrendo inflação e os custos com energia elétrica e hardware para se obter o token são muito baixos, pois a XEM não é minerável. Se você não sabe o que significa ser minerável ou não, veja os artigos abaixo:

Enquanto escrevo este artigo, 1 XEM = 0,076063 USD e a capitalização de mercado chega a mais de 700 milhões de dólares. E trabalhando e armazenando XEM, já existem 459 nodes.

Onde comprar XEM

O crescimento da NEM vem também acompanhado do crescimento de sua popularidade e locais onde a moeda é comercializada. Hoje você encontra XEM nas maiores exhanges do mundo, como a Binance, HitBTC, Poloniex e etc. Para ver uma lista completa das plataformas e e quais os pares de negociação disponíveis em cada uma, consulte a aba “Markets” na página da NEM no CoinMarketCap. Uma coisa que você precisa saber é que dificilmente você encontrará a possibilidade de comprar XEM com dinheiro fiduciário, como o Dólar, Euro e Real. Entretanto, a exchange que mais transaciona a moeda da NEM é a Zaif, que movimentou cerca de 3 milhões de Dólares só nas últimas 24 horas enquanto escrevo este artigo e acreditem: foi no par de negociação XEM e iene japonês (JPY).

Para saber como comprar XEM com tutorial e passo a passo, temos vários posts prontos para consulta. Das exchanges listadas pelo CoinMarketCap, tem tutorial das plataformas abaixo (clique no link para ir para o passo a passo):

Onde armazenar as moedas XEM? Quais são as melhores wallets?

Agora que você tem interessem em comprar – ou já comprou – XEM, o token da NEM, então você vai precisar armazenar suas moedas em um lugar que não seja a carteira da exchange onde você fez a compra. Isso é muito importante para manter suas moedas sempre muito seguras! Não se esqueça disso: sempre, sempre, sempre armazene suas criptomoedas em uma wallet só sua, onde só você consegue controlar senha, seeds e chaves privadas. Para saber mais, veja os artigos abaixo:

As carteiras mais recomendadas para armazenar XEM são aquelas que foram desenvolvidas pela própria NEM. No site você encontra o link para fazer o download de uma carteira desktop, uma outra para smartphone e inclusive, nesta mesma página tem um software para configurar sua conta para você se tornar um supernode ou full node.

  • Software para download da carteira NEM Nano Wallet (que inclusive é compatível com a Trezor). Clique aqui se você é usuário do Windows, MAC ou Linux;

  • E aqui você encontra as carteiras mobile para Android ou para o iPhone.

Você já conhecia a NEM e seu token XEM? Já chegou, inclusive, a comprar este ativo ou fazer trading com criptomoedas? Então venha contar para nós lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo todo o tipo de assunto relacionado ao mundo cripto. Para se juntar a nós é só clicar aqui ou na imagem abaixo! Seja bem vindo(a)!

#exchange

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.