980X90 (1).gif

Por que devemos usar a wallet e não a exchange para armazenar criptomoedas?

Atualizado: 30 de Dez de 2019


Isso é o que eu mais falo, aliás, é o que eu sempre falo seja em posts, no fórum ou no grupo do Telegram: não deixem suas criptomoedas armazenadas em exchanges! NUUUNCAAA!!!

O mundo da criptomoeda pode te deixar milionário sim, mas se você não for esperto, pode te afundar financeiramente, afinal, é um mercado de alto risco! Principalmente para aqueles que acham que o dinheiro vem fácil sem ter muito conhecimento em altcoins (é por isso que ofereço cursos exclusivos para que vocês aprendam, enriqueçam e não caiam em fraudes!).

De todos os erros, o pior deles, que é cometido por pura falta de conhecimento e inocência dos clientes, é deixar criptomoeda armazenada na exchange. Gente, pensa aqui comigo: se existe a wallet e existe a exchange, é porque uma serve para uma coisa e a outra, pra outra coisa. Simples assim! “Ai, Pedro, mas ai tem taxa de transferência da carteira”. Sim, tem sim, meu amigo, mas você prefere pagar uma pequena taxa ou perder tudo o que você tem?

O que é exchange e o que é wallet?

A exchange é onde você compra a criptomoeda, a wallet, é onde você guarda e fim! Não tem mais o que falar sobre isso. “Ain Pedro, mas tem a wallet na exchange também!”. Tem, mas é da exchange e não sua! E se essa exchange quiser sumir com seu dinheiro? Fácil, fácil, aí, não há o que fazer para reaver seus fundos!

Provavelmente, você está acostumado(a) a usar o banco tradicional, onde qualquer coisa que “suma” da sua conta, você será ressarcido do prejuízo. Mas olha só: a exchange não é um banco, nem uma instituição financeira! Ela apenas une compradores com vendedores e não se responsabiliza pelas perdas. E se você sabe um pouquinho sobre o que é blockchain, sabe que depois que uma transação é feita, não pode nunca mais ser desfeita.

Ah! Devo complementar que as exchanges não possuem uma regulamentação, por isso, você tem os “Termos e Condições” que devem ser aceitos ao se cadastrar em uma exchange. Geralmente, é aquela caixinha que a gente tem que marcar pra concluir o cadastro e que quase ninguém lê.

Diferença da wallet da exchange e a sua própria wallet

Sim, as exchanges possuem carteiras, pois temporariamente, seus fundos ficam armazenados nela, afinal, são seus saldos para transações. A grande diferença, é que a wallet da exchange é da exchange e não sua, ou seja, a corretora possui as chaves privadas da carteira.

Para quem não sabe, tendo a chave privada de uma carteira, você pode abri-la em qualquer lugar, independente se você tem uma senha para acessá-la ou não. Quando você cria uma wallet, você recebe dois endereços (ou chaves): o endereço público, que é aquele que você passa para as pessoas transferirem para você e a chave privada, que só você pode ter acesso. Então vamos supor que você tenha uma carteira de Bitcoins na wallet Coinomi - que é a hot wallet que eu mais uso - tendo a chave privada da carteira da Coinomi, você pode importá-la ou exportá-la pra qualquer lugar e ter acesso a todo o saldo daquela wallet.

A exchange é a dona das chaves privadas de suas wallets, ou seja, elas podem fazer o que quiser com todo o saldo que estiver ali! Inclusive com o dinheiro, em caso de bolsas que trabalham com dinheiro fiat.

O que pode acontecer se eu deixar meus fundos na exchange?

Pode não acontecer nada e você seguir a vida feliz sem perder nada. Mas… pode acontecer (e muito):

  • A exchange ser hackeada e alguma pessoa mal intencionada roubar as carteiras de todo mundo;

  • A exchange pode ter sido criada de má fé, esperando um bom fluxo de criptomoedas, principalmente o Bitcoin e ai colocarem a plataforma fora do ar e sumir com tudo e você ficar sem nada;

  • Você ter fundos e serem congelados, onde a exchange diz ter sofrido um golpe;

  • E mais um monte de coisas trágicas que são ditas apenas para fazer você perder todo seu dinheiro!

Amigos, não caiam nisto. Temos aqui um site cheio de conteúdo para que vocês não corram estes riscos. Tenho os cursos para ensiná-los da melhor forma como cuidar do rico dinheirinho que vocês têm. Por favor, não armazene suas moedas em exchange, pois por mais confiável que a exchange seja, a carteira deles não é. Um dos casos mais famosos é o da MtGox, que teve todos os Bitcoins roubados e todos os clientes ficaram sem nada. E isso pode ter acontecido por um real ataque ou pelo próprio dono na da exchange que quis enriquecer ilicitamente.

Como proteger minhas criptomoedas?

Primeiro: não entre em esquemas - nada de Ponzi, pirâmides ou qualquer outra coisa que promete um retorno. Bitcoin é volátil, mercado de altíssimo risco e não tem como garantir nada, isso é impossível!

Segundo: escolha uma wallet. Existem as online, que você acessa pelo smartphone ou computador, chamadas de hot wallets. E também existem as mais seguras ainda: as cold wallets, que são carteiras hardware (é um objeto parecidíssimo com um pendrive) ou as carteiras em papel que você imprime. Para isso, tenho aqui no site mesmo uma grande quantidade de conteúdo que você pode escolher a melhor carteira para você:

Quando você tiver uma wallet crie uma senha de acesso e anote a sua seed. A seed é uma frase com palavras aleatórias que serve para fazer backup caso você perca a carteira. Tenha sempre em um local seguro também suas chaves privadas e quando eu digo em um lugar seguro, não é nos rascunhos da sua conta de e-mail ou blocos de nota. São em locais fora da Internet, que ninguém pode acessar se não for você!

Espero ter ajudado quem tinha dúvidas neste assunto e que a partir de hoje, você só armazena suas criptomoedas na sua carteira e não na exchange. Se tiver dúvidas, por favor, entre no nosso fórum e pergunte o que quiser. E se quiser aprender mais através dos meus cursos, basta entrar em contato! Um grande abraço a todos os leitores!

#wallet

783 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com