Você sabe o que é um Mercado Lateralizado? Descubra se isso é bom ou ruim para seus cripto investime

Atualizado: 30 de Dez de 2019


Em plena época de lateralização do Bitcoin, nada melhor do que falar um pouco sobre o que é esse movimento, afinal, temos comentado muito lá no grupo do Telegram e poucas pessoas sabem o que é um mercado lateral ou acumulativo. Mas antes de te explicar sobre a lateralização do mercado, você precisa saber algumas coisas básicas sobre análise técnica, por isso, recomendo as leituras abaixo:

O que são os movimentos do mercado?

O mercado sempre tem um movimento, que é referente ao movimento que os candles fazem nos gráficos. Então se os candles estão formando um caminho para cima, é porque o preço daquele ativo está subindo, que é o que chamamos de movimento de alta. Mas se o candlestick estiver traçando um caminho para baixo, vemos um movimento de baixa. Porém, existem certos padrões no gráfico que nos permitem prever os caminhos que os candles irão tomar. Esses padrões são “desenhos” que as velas criam, indicando o que irá acontecer com o preço. Você pode conferir algum desses padrões aqui:

Esses movimentos de alta, baixa e lateral podem ser visualizados pela imagem retirada do site Dalton Vieira, que trabalha no mercado de ações - quando falamos sobre análise técnica, os fundamentos entre o mercado de ações e de criptomoedas são bem parecidos.

O que é um mercado lateralizado?

Ok, Pedro! Entendi o movimento de alta ou baixa, mas e se o mercado não for nem pra cima e nem pra baixo?”. Então estamos em um mercado lateral! É claro que neste momento, velas verdes de alta e as vermelhas de queda continuarão compondo o gráfico. Não vai existir uma vela transparente, branca ou vazia. No entanto, os candles vão formando uma reta, eles vão oscilar no período, só que dentro de uma faixa de preço, não compondo uma tendência de alta e nem de baixa. Este é o momento em que o preço de um ativo mais se estabiliza. O Bitcoin por exemplo, enquanto escrevo este artigo, está em um movimento lateral, pois está oscilando apenas nas faixas entorno dos US$ 7800 – US$ 8500 (pouca diferença quando falamos de Bitcoin!). Veja abaixo o gráfico do preço do Bitcoin pela Binance.

Uma das maneiras mais fáceis de reconhecer uma laterização é quando usamos a sequência de Fibonacci. Isso mesmo, aqueles números que apareceram no filme “O Código da Vinci”. Fibonacci é muito utilizado na análise ténica e se você quer saber mais sobre isso, leia o post: “O que são os números de Fibonacci e qual sua relação com a análise técnica de Bitcoins?”.

O que significa um mercado lateral?

Quando você vê um mercado está lateralizado ou acumulado, você está vendo na verdade um equilíbrio entre a força compradora e a força vendedora. Os vendedores, quando no poder, vendem seus Bitcoins pelo preço que quiserem, pois a procura por este ativo está grande e obviamente, os vendedores querem colocar esse preço o mais alto possível. Então vemos um movimento de alta dos preços. Por outro lado, quando os compradores estão com a força toda, eles conseguem fazer o mercado abaixar o preço, afinal, quem quer comprar, quer pagar o mais barato possível por um ativo. Assim vemos o movimento de baixa.

Mas quando ambos os lados estão em equilíbrio, ninguém levanta ou abaixa o preço de ninguém, pois as forças se anulam e o mercado continua seguindo, só que na mesma faixa de preço. Essa situação geralmente significa um momento de espera: as pessoas estão “esperando pra ver no que vai dar”.

Por que o mercado lateraliza?

Isso acontece muito no mercado tradicional de ações: quando o mercado lateraliza, os investidores estão esperando uma notícia, alguma decisão da empresa ou até mesmo um novo resultado. Se essa “resposta” que estão esperando não for o esperado, o mercado pode continuar lateral ou sofrer uma queda. No entanto, se a “resposta” for uma coisa boa ou surpreendente, então é esperada um aumento nos preços. Isso acontece com o Bitcoin também. Nessas situações, não há fórmula matemática, é pura emoção. Por isso, o mais indicado em um mercado lateral é esperar pra ver no que vai dar! Há também quem seja favorável ao day trade quando o mercado está lateral. Se você não sabe o que é day trade, veja aqui os tipos de trading de criptomoedas: “Tipos de trader: scalp, position, swing e day trade - qual perfil escolher?”.

O preço de um ativo não deixa de oscilar. Pode mudar um pouquinho que seja, mas muda. Com as criptomoedas então… nem se fala! Então mesmo em um mercado lateral, é possível aproveitar essas pequenas oscilações para fazer um pouco de lucro. Se você quiser aprender, pode procurar meus cursos online clicando aqui ou até mesmo tendo uma base com os artigos abaixo. E claro, se surgir qualquer dúvida, você pode me perguntar o que quiser no nosso fórum público aqui.

#compra

1,241 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.