• Jéssica Gonçalves

Iniciante em criptomoedas: comece por aqui! - Parte I

Atualizado: há 4 dias

Olá, queridos leitores!

Este post tem a intenção de ser uma luz no fim do túnel para quem acabou de entrar no universo cripto e está perdido, mas com muita vontade de aprender!


Exchange, wallet, Bitcoin, Ethereum, taxa, fee, ordem ativa, passiva, USDT, Binance... quê?

"Aaaaaaah!!! Que que é tudo isso?"

Aqui no site tem muuuuito conteúdo que pode ajudar vocês, então esse tutorial vai funcionar da seguinte forma: eu vou dando a orientação aqui, mas para a explicação detalhada, eu vou indicar os textos que tem tudo o que vocês precisam saber sobre o assunto, ok?

Se mesmo depois de ler este guia e os posts sugeridos vocês permanecerem com dúvidas, pode me chamar lá no privado do Instagram que eu tento ajudar! ;)


Vamo lá então?

O que é Bitcoin?


O Bitcoin é uma:

  • Criptomoeda; ou

  • Moeda virtual; ou

  • Cripto ativo; ou

  • Moeda digital.

Qualquer desses nomes está correto ao aplicarmos ao Bitcoin. O Bitcoin é como se fosse a moeda "mãe", que acabou inspirando e originando diversas outras moedas virtuais.


Leitura:


O que é criptografia?


Esse negócio de CRIPTOmoeda, é porque a tecnologia que deu vida ao Bitcoin gira em torno de criptografia.


Para quem não sabe o que é criptografia, eu dei uma copiada aqui do Wikipedia uma definição bem simples:

Criptografia ou criptologia é o estudo e prática de princípios e técnicas para comunicação segura na presença de terceiros, chamados "adversários". Mas geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas.

Agora, eu vou dar um foco aqui nesse pedacinho sobre a definição de criptografia:

(...) Mas geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas.

Ou seja, com a criptomoeda, ganhamos mais privacidade e segurança ao realizar transações devido à criptografia.

Essas "mensagens privadas", não é só a mensagem que você manda pra alguém, mas também registros de transações, segredos e outros dados particulares.

Na tecnologia mais pura, usando o Bitcoin - ou as outras criptomoedas - as transações são irrastreáveis, anônimas e irreversíveis, o que te dá mais agilidade, menos taxas e mais segurança.


O Bitcoin é ilegal? O Bitcoin é usado no crime? É crime ter Bitcoins?


E sim, é por isso, exatamente por disponibilizar esse sigilo todo, que no início o Bitcoin foi usado na deep (ou dark) web e funcionou como pagamento para crimes.

Mas fique calmo! O Bitcoin não é coisa de bandido, nem ilegal! Aqui eu explico um pouco sobre essa vida da criptomoeda no crime e algumas coisas que aconteceram no passado. A leitura não é obrigatória, mas mostra que as moedas virtuais são apenas moedas virtuais, não bandidas!

O problema não é a tecnologia e sim o ser humano!

Uma tesoura de papel não foi feita para o crime. Mas se o abençoado do ser humano ir lá e usá-la pra um crime, não vamos banir a fabricação da tesoura, certo?


Quem inventou o Bitcoin?


Então... ninguém sabe.

Dizem que foi um tal de Satoshi Nakamoto, pois foi o primeiro usuário a falar sobre Bitcoin em um fórum. Você pode pular este tópico se quiser. Quem está procurando o Bitcoin só por causa do dinheiro, dificilmente vai se interessar pela origem.

Já os entusiastas do mundo cripto, apaixonados por essa revolução (porque é isso que o Bitcoin é!) e pela tecnologia Blockchain por trás de tudo isso, se não amam o Bitcoin, passam a amar. Então essa parte é bem legal.



A origem do Bitcoin


Não é possível saber de verdade quando e quem criou o Bitcoin e consequentemente, a criptomoeda. Mas segundo o Guia do Bitcoin, algumas datas foram marcadas e você, leitor(a), pode escolher um desses marcos:

  • Dia 31 de outubro de 2008: O Whitepaper (veja aqui o que é um Whitepaper) do Bitcoin foi divulgado em uma lista de e-mail sobre criptografia;

  • Dia 03 de janeiro de 2009: Satoshi Nakamoto minerou o Bloco Gênese (ou bloco origem) do Bitcoin - isso aqui você só vai entender ao ler o artigo: O que é Blockchain?

  • Também pode ter sido alguns dias após essa mineração, quando Nakamoto fez a primeira transação de BTC para Hal Finney;

  • Mas a data que as pessoas mais gostam foi a do dia 22 de novembro de 2009: dia em que Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin fórum, lá no bitcointalk.org, usado até hoje!

Para mim, particularmente, eu escolhi o dia da mineração do Bloco Gênese em 03 de Janeiro de 2009, criando consequentemente a mineração de criptomoeda e configurando a Blockchain do Bitcoin. Para você, qual dessas datas é a correta da origem do Bitcoin? Nos conte aqui no grupo do Telegram.

Bom, acho que agora é a hora de inserir dois assuntos mais técnicos, mas que eu prometo que a leitura está o mais simples possível!

Curiosidade sobre o Bloco Gênese do Bitcoin


Ah! Tem uma coisa super interessante sobre o Bloco Gênese, que eu postei no criptoglossário há um tempo atrás: a mensagem do jornal!

No dia 03/01/09, quando o Bloco Origem da Blockchain do Bitcoin foi minerado, Satoshi Nakamoto deixou uma mensagem nesse bloco, talvez como uma forma de provar que a mineração acontecera naquele dia. A mensagem é a manchete do jornal que foi publicado no 3º dia de Janeiro daquele ano:

Chancellor on brink of second bailout for banks.

O que isso agrega? Nada! Mas é uma curiosidade legal! rs

Agora este guia já está ficando muito extenso, por isso, vou encerrá-lo por aqui, mas volto para postar as próximas partes em breve! Fique ligado nas redes sociais, pois sempre aviso quando posto novos artigos aqui.

Antes, vou deixar mais 3 sugestões de leitura:


Se você gostou desse texto e quer que mais pessoas entendam sobre Bitcoin para entrar no Universo Cripto com você, compartilhe! Quem sabe vocês não começam a fazer trade juntos?


E se você já sabe o que é Bitcoin e é apaixonado(a) por esse mercado assim como eu, compartilhe com todo mundo que precisa entender que as criptomoedas são uma revolução, possuem sua história e não são criminosas! rsrs


Um abraço virtual (porque hoje em dia só assim que pode abraçar, né?) a todos os leitores do Aprender Sobre Bitcoin!


[ATUALIZAÇÃO 03/08/2020: A PARTE 2 DESTE TEXTO ESTÁ AQUI!]


JG

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com