980X90 (1).gif
  • Jéssica Gonçalves

Iniciante em criptomoeda: comece por aqui! - Parte II

Atualizado: Ago 6

Bom dia, boa tarde, boa noite ou boooa madrugrada, leitor(a) do site Aprender Sobre Bitcoin!

Hoje vou dar sequência ao guia de criptomoedas para iniciantes. Agora vou mandar a segunda parte, portanto, se você ainda não leu a primeira parte, corre lá para aprender: Iniciante em criptomoeda: comece por aqui! - Parte I.



Como o Bitcoin funciona?


Na primeira parte deste guia, eu sugeri a leitura de dois artigos super importantes para o entendimento do sistema do Bitcoin e criptomoedas em geral. Vou colocá-los aqui novamente pois estão bem detalhados, mas de qualquer forma, vou dar uma explicadinha por aqui.

Qual a importância de entender como funciona o Bitcoin?


Muitas pessoas podem pensar: "Eu só quero saber como que faz pra ganhar dinheiro com Bitcoin, não tô nem aí pra como ele funciona!".

Tudo bem se esse for seu caso, no entanto, entender como o Bitcoin funciona é extremamente importante para que você não caia em golpes (afinal, esse mercado está CHEIO de piramideiros e golpistas), além de entender possíveis taxas que são aplicadas para transferência de moedas e a maneira certa de armazená-las.

Se quiser, você pode pular esta parte, mas eu NÃO RECOMENDO! Conhecimento nunca é demais e esse aqui, com certeza vai proteger seu dinheiro.



Blockchain e a Mineração


Esse é um resumo sobre ambos assuntos. Como eu disse, se quiser entender mais sobre Blockchain e Mineração, veja os artigos sugeridos:

A Blockchain é a tecnologia - maravilhosa - que deu origem ao Bitcoin. Ela é a revolução, o Bitcoin, é seu filhote.

Existem diversas Blockchains por aí. Toda criptomoeda possui uma Blockchain, mas nem toda Blockchain possui uma criptomoeda.

Traduzindo para o português, "Blockchain" significa "Cadeia de Blocos", porque seu sistema é feito de um bloco de informações colado em outro bloco de informações. É como se fosse uma corrente daquelas que usamos para trancar o portão, sabe? Um elo da corrente conectado ao outro.

Então grudando um "bloco" no outro, a gente acaba tendo uma cadeia de blocos: a Blockchain.

O que é Blockchain? Para que a Blockchain serve?


Toda Blockchain possui um bloco origem, que é o primeiro bloco do sistema - inclusive, falamos sobre bloco origem no post anterior, lembra? Que tem uma mensagem "escondida" sobre o jornal do dia em que o primeiro bloco foi minerado.


A Blockchain é como se fosse um livro razão, uma lista universal feita em ordem cronológica. Como se fosse um histórico de trasações, sabe?

Só que, o grande detalhe é que não dá para apagar, alterar ou fazer qualquer modificação quando um dado é registrado. E essa é a grande maravilha desta tecnologia: registros reais, sem modificações, em ordem cronológica, de forma transparente, confiável e verdadeira.

Ah! Além disso tudo, ela é totalmente privativa. Seus dados são protegidos por criptografia, o que oferece muita privacidade aos usuários, uma vez que apenas os donos das informações podem vê-las.

É por isso que dizemos que a Blockchain é o futuro da humanidade (isto é, se sobrevivermos à 2020, né!? rsrs).

  • Imagine um cartório feito na Blockchain: seus dados protegidos, sem adulterações, informações rastreáveis, extrema agilidade para conseguir dados necessários, chega daquelas filas imensas! Facilidade em comprovar que você é você para quaisquer processos.

  • Imagine todas as transações e informações do governo em uma Blockchain? Vamos ver as doações de dinheiro para onde vão e como são usadas. Desvios de dinheiro serão exibidos caso sejam feitos. Informações de forma transparente para toda a população, etc.

Esta foto acima é de uma espécie de livro razão. Veja que os dados são registrados linha a linha e em ordem cronológica, ou seja, o registro 1 é o mais antigo, depois vem o registro 2 e assim por diante, até chegar no último registro, sendo impossível apagar o registro anterior.


Todos nós conseguimos acessar a Blockchain e ver todas as transações. Por exemplo, você pode entrar na Blockchain.info e acessar o "Explorer". Nesta página, você vai ter acesso à várias informações, onde para nós o mais relevante são os registros de transações.

Nessa imagem acima, se você clicar em "View all transactions" (ver todas as transações), você vai ver este "livro razão", com todas as informações de cada transação. E isso aqui é muito útil para você!

Por quê?

Porque você, querido(a) leitor(a) um dia fará a uma transação com Bitcoins e qualquer problema que você tiver, vai precisar consultá-la na Blockchain!

Por exemplo, eu uso a Wallet Coinomi (veja os posts sugeridos abaixo), que é onde eu deixo minhas criptomoedas guardadas. Esses dias, eu fiz uma tranferência de alguns Bitcoins da minha carteira para outra. O que sempre gera um ID de transação. Essa transferência gerou o ID de transação abaixo:

  • b609eb6e487ee66a7fe7953dc05dad5fd08580ed6f21c15c2162e002225e376a

Então eu pego esse ID e vou lá no "View All Transactions" e colo o ID na barrinha de busca e clico em "search":

Essa ID de transação, também é conhecida como "HASH", que podemos dizer que seria a "assinatura" dessa transação. Então quando alguém te pedir: "Me passa o Hash da transferência", essa pessoa está pedindo esse ID.

Quando você pesquisa em um explorador de blocos, tudo sobre aquela transação vai aparecer na tela, inclusive, de que carteira saiu (a sua), para qual carteira foi (a do destinatário) e quanto foi transferido. Mas veja que tudo em códigos alfanuméricos, sem nunca revelar sua identidade.

Outra informação importante é o status da transação, às vezes, ela aparece como "Confirmada", que é o caso dessa transação que eu fiz e mostro abaixo pra você. Mas às vezes, também pode aparecer como "Pendente", pois está aguardando a mineração para confirmar sua transação.


Posts sugeridos:

Mineração


Presta atenção em duas coisas agora: ali onde eu disse que aguardamos a "mineração" para confirmar a transação e olha nessa última imagem a linha que está escrito "Fees" e na frente está o valor de 0.00028459 BTC.


Sabe esse trabalho de registrar tudo isso na Blockchain, anexar blocos, assinar (hash) e validar as transações? Quem você acha que faz tudo isso?

Os mineradores! Só que eles não trabalham de graça e é por isso que é possível ganhar Bitcoins com mineração! Só que agora esse post já está muito extenso e já passei muitas informações para vocês.

Portanto, quinta-feira eu posto a parte 3, explicando melhor sobre a mineração e o Halving de Bitcoins.

Se quiserem adiantar um pouco o assunto, confiram estes posts pra vocês chegarem sabendo na parte 3!


Ah! E me ajude com o site: compartilhe os posts com seus amigos e com outras pessoas que precisam Aprender Sobre Bitcoin de forma simples. Cada acesso, compartilhamento e visualização dos posts ajuda a mostrar que esse conteúdo é bacana.

E melhor ainda se vocês também curtirem, seguirem e compartilhar as redes sociais do Aprender Sobre Bitcoin, onde eu sempre posto quando sai coisa fresquinha aqui no site!

Obrigada por serem a melhor comunidade de criptomoedas!


Um abraço virtual a todos vocês! ♥


[ATUALIZAÇÃO 06/08/2020: A PARTE 3 DESTE GUIA PARA INICIANTES JÁ SAIU! VEM VEEEER!]



JG





149 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com