O MANUAL DO BITCOIN! Ouvi falar sobre Bitcoin, e agora?


Você ouviu falar sobre Bitcoin e não faz ideia do que é isso e de como funciona? Então fique calmo! Todos nós já passamos por isso. É um pouco complicado no começo, mas depois se torna algo apaixonante! Diria até que... viciante.

Bitcoin é uma moeda assim como o Dólar, Euro ou Real. Só que é completamente virtual. Não tem como você imprimir Bitcoins em moedas ou cédulas como o dinheiro que recebemos de salário ou de nossos clientes. Esse tipo de moeda é chamado de criptomoeda, pois sua origem vem de uma programação de computador bastante complexa, cheia de criptografia.


O QUE FAZER PARA APRENDER SOBRE BITCOIN?

Esta matéria vai tentar te explicar sobre o que é Bitcoin e criptomoedas em geral. Mas a melhor coisa que você deve fazer para saber mais sobre isso, é: estudar, pois este não é um assunto que você aprende na escola. O dinheiro virtual ainda está em ascensão aqui no Brasil ou em Portugal e por isso, a maior parte do conteúdo que você vai encontrar é em fóruns ou em outros idiomas.

Pensando nisso, o site Aprender sobre Bitcoin está tentando desmistificar o Bitcoin em português fácil e descomplicado.

4 Passos para conhecer o Bitcoin

1. Ler este artigo que foi escrito especialmente para leigos em Bitcoin e criptomoedas;

2. Assinar nossa newsletter. Você receberá um curso sobre Bitcoin em 3 e-mails, sendo 1 e-mail por dia. Garanto que isso te dará uma base ótima para discutir sobre o assunto;


3. Perguntar e estar ao lado de pessoas mais experientes. Estas atitudes são muito eficientes para um aprendizado de qualidade! Nós temos, por exemplo, o Telegram onde só se fala de Bitcoin com outros membros aqui do site. O Telegram é um aplicativo que funciona como o Whatspp, mas sem ninguém saber seu telefone.

4. Assista vídeos no YouTube sobre Bitcoin e criptomoedas. Um canal muito bom que costumo seguir é o canal do Fernando Ulrich, ou o canal O Primo Rico. E pra tentar ajudar quem está à procura de informações verdadeiras e simples sobre cripto, eu fiz o meu próprio canal: Aprender sobre Bitcoin. Se inscreva!



PARA QUE SERVE O BITCOIN?

Os dois maiores usos da moeda Bitcoin hoje, são:

  • Pagamentos virtuais;

  • Investimento.

Bitcoin como pagamento

Exemplo: Como pagamento, funciona mais ou menos assim: você tem um e-commerce e decide aceitar Bitcoin pelos seus produtos.

Você nem precisa ter um e-commerce necessariamente. Você pode solicitar pagamentos por qualquer motivo, seja um serviço ou uma dívida que alguém tem com você.

Diferenciais: este é um método de pagamento direto, ou seja, sem um mediador. Por trás disso, está o sistema Peer-to-peer. Se você ler o artigo “O que é Blockchain”, saberá do que estou falando. Se não, acesse o link e role o texto até chegar no tópico sobre o P2P.

Hoje, se você compra algo com cartão de débito ou crédito, entre você e o dono do produto/ serviço existem diversos mediadores:

Com a rede Peer-to-Peer, o seu pagamento é assim:

Essa ausência de um mediador é uma das características mais fortes no Bitcoin ou outras criptomoedas. Isso porque a Bitcoin é descentralizada. Não tem ninguém que a controle ou regulamente, dispensando a existência de terceiros em uma transação. Veja como funciona a rede de pagamento com criptomoeda:

  • Transações mais rápidas, pois não precisam da aprovação de um mediador;

  • Transações mais baratas, afinal, você não tem que pagar o aluguel da maquininha, ou a comissão da bandeira do cartão, ou os juros/ taxas do banco;

  • Todas as transações são irreversíveis, ou seja, uma vez executada, não tem como reaver seus ativos, nem cancelar a operação;

  • Você recebe/ envia pagamentos de e para qualquer lugar no mundo;

  • As transações são anônimas, a menos que você se identifique.

Bitcoin como investimento

A primeira pergunta é: é seguro investir em Bitcoin? A resposta bem clara e simples é: não! Mas dá pra ficar milionário fazendo os investimentos certos!

Vou explicar: observe o gráfico abaixo:

Este gráfico representa o crescimento da moeda Bitcoin em dólares, desde 28 de abril de 2013 até o dia 11 de dezembro de 2017:

  • No dia 28/04/13, 1 Bitcoin valia USD 135;

  • No dia 11/12/17, 1 Bitcoin vale USD 16752. (valores aproximados)

Quem comprou a moeda por um preço bem menor no passado, hoje possui um lucro gigantesco! Mas se você perdeu a oportunidade de investir anos atrás, fique tranquilo: veja o gráfico de 30 dias atrás:

  • No dia 11/11/17, 1 Bitcoin valia USD 6300;

  • Após 1 mês, a mesma moeda está valendo aproximadamente USD 10000 a mais! Veja a lucratividade de quem estava com a moeda investida há apenas 1 mês!

Estes gráficos foram extraídos do site CoinMarketCap. Este site mostra gráficos e outras informações de quase todas as moedas. É bem interessante para acompanhar o desenvolvimento no mercado e o valor atualizado de cada cripto.

A tendência do valor da moeda Bitcoin é aumentar ainda mais. Há até quem diga que apenas 1 Bitcoin ainda valerá meio milhão de reais no futuro!

“Ah, mas então por que você disse que não é seguro?”.

Porque investir em Bitcoin e outras altcoins não é assim tão simples! Não é só ir comprar a moeda e esperar o milagre acontecer. Do mesmo jeito que uma moeda valoriza rapidamente, ela pode desvalorizar na mesma proporção e nesse caso, você perde dinheiro!

Como investir em Bitcoin e outras criptomoedas?

Vou falar de uma forma bem geral como funciona uma criptomoeda como investimento:

1. Pesquise sobre criptomoedas. Veja a tendência, mercados onde é comercializada, a acreditação dela no mercado, etc. Através de histórico e dados, você consegue ter uma noção de qual moeda investir. Bitcoin é com certeza uma ótima escolha, dificilmente irá desvalorizar a ponto de te deixar sem um centavo. Ethereum, Litecoin, Iota ou Dash, são algumas das moedas que já conquistaram o mercado;

2. Analise o mercado. Acompanhe as notícias e variações do valor da moeda onde você quer investir seu dinheiro. Tente comprar a moeda quando ela estiver com o valor bem abaixo da média ou do histórico. Isso te ajudará a pagar preços menores;

3. Adquira a moeda virtual escolhida. Como? Você pode:

4. Guarde as moedas na wallet. Você pode trocar uma criptomoeda por outra de acordo com as variações do mercado;

5. Analise o mercado de novo. Sim! Ao contrário da etapa “2”, agora você tem que ver o momento em que a moeda vai estar com o valor mais alto! E aí você vende! É assim que você faz seu lucro: cambiando moedas e comprando por um preço baixo para vender por um preço alto;

6. Invista seu lucro de novo.

Sim, isso pode ser um pouco trabalhoso. Exige um tempo e conhecimento.


De onde o Bitcoin surgiu?

“OK, tô começando a entender o que é esse tal de Bitcoin, mas de onde isso tudo surgiu?”

O Bitcoin surgiu da tecnologia Blockchain. Temos um post completo sobre o que é Blockchain (já até o mencionei anteriormente), recomendo a leitura antes de prosseguirmos.

Resumindo, a Blockchain é um livro-razão mundial. Sabe tudo isso que falamos sobre Bitcoin até agora? Comprar, vender, guardar na wallet, minerar, etc? Tudo isso fica registrado na Blockchain, de forma cronológica.

Uma transação atrás da outra, compondo blocos na rede - e é daí que vem o nome “blockchain”, pois é uma cadeia de blocos contendo dados e transações que ocorrem na rede.

E quem compila todos esses dados? Os mineradores! São eles que utilizam super computadores que executam e validam cada transação, tendo como recompensa a moeda da rede. No caso:

  • O Blockchain da Bitcoin recompensa com BTC (moeda Bitcoin);

  • O Blockchain da Ethereum recompensa com ETH, e assim por diante.

A tecnologia por trás da Blockchain ainda é um bebê. No futuro, veremos sua aplicação nos mais diversos setores, como:

  • Dados e histórico médico;

  • Operações financeiras em todos os bancos do mundo;

  • Execução de contratos inteligentes;

  • Transações entre pessoas cada vez mais velozes;

  • Diplomas de faculdade poderão ser inseridos na Blockchain para evitar fraudes;

  • Sistema completamente descentralizado.

O Blockchain ainda trará muitas revoluções não só no mercado financeiro, mas em diversos setores mundiais. Pode ainda levar algum tempo para se estabelecer, pois a tecnologia pode ou não ser um sucesso - há riscos. Entretanto, se o Blockchain se consolidar globalmente, criptomoedas serão adquiridas em massa e o sucesso será inevitável.


Até lá, o melhor a fazer é acompanhar as notícias através do Aprender sobre Bitcoin e ver os vídeos com comentários e opiniões no canal do Youtube. Lembre-se: você pode deixar sua dúvida ou comentário à qualquer momento, pois nossa missão é simplificar o Bitcoin em português claro e simplificado!


#Bitcoin

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com