Mas afinal que site é este?

Bem vindo(a) ao site Aprender Sobre Bitcoin, onde se descomplica Bitcoin e Criptomoedas em Português simples. Cada vez mais visitantes vêm ao nosso site para ler nossos passo-a-passo, guias, tutoriais e claro as últimas notícias.

Todos os nossos conteúdos são grátis e sempre serão. Nunca deixaremos uma pergunta por responder ou uma dúvida por clarificar. Todos os que produzimos este site acreditamos no Bitcoin e no seu potencial para tornar melhor a vida das pessoas.

Quem é o Pedro que envia os emails?

Minha formação é na área de administração e mercados financeiros. Não entendo nada de TI ou programação e palavras ou expressões como "hash", "nodes", protocolo ou poder de computação e mineração eram "chinês" para mim.

Assim, criei este site a pensar em pessoas como eu. Sou um Português a viver no Brasil desde 2013, mais ou menos quando me comecei a interessar sobre Bitcoin. Mas pode saber mais sobre mim no final do vídeo abaixo, ou me seguir no Linkedin.

O que é Bitcoin?

Se você colocar esta pergunta no Google provavelmente vai ler: É a primeira moeda digital descentralizada. Mas é também a primeira moeda que não é posse ou controle de qualquer governo. 

O Bitcoin foi criado em 2008 por Satoshi Nakamoto e desde essa altura tem vindo a crescer. Hoje ao redor do mundo, milhões de pessoas o utilizam como investimento, reserva de valor ou para compras. 

Onde armazeno meus Bitcoins?

Os Bitcoins são armazenados dentro das carteiras de Bitcoin. Provavelmente você utilizará a palavra em Inglês, "wallet".  A carteira serve para receber e enviar Bitcoins. Enviar/Receber tal como o email.

Existem muitas formas de carteiras. De celular, de "desktop", de internet e até de "hardware" como uma pen drive. Onde a carteira estiver instalada aí estão os Bitcoins. Se ainda não tem veja algumas aqui.

Posso comprar menos de um Bitcoin?

O Bitcoin pode ser dividido até oito casas decimais. Isso significa que você pode comprar 0.01 Bitcoin ou até 0.00000001 Bitcoin. Este último é o menor montante de Bitcoin possível e tem o nome de "Satoshi". 

Como hoje em dia um Bitcoin já vale mais de R$17,000.00 ou mais de US$ 5,500.00 é bom que o Bitcoin possa ser dividido em pedaços tão pequenos. Mesmo que valorize bem mais, ainda assim um "Satoshi" será bem pouco.

E as outras moedas além do Bitcoin?

Existem cada vez mais moedas da internet. Mas na verdade nem todas são moedas como o Bitcoin. A grande maioria são "Tokens" que além de permitirem executar serviços específicos também funcionam como moeda. 

Poderíamos dividir as criptomoedas em três grande grupos: 1. O Bitcoin, que sozinho forma o grupo; 2. As Altcoin, que são as moedas que derivaram do protocolo original do Bitcoin; 3. Tokens, moedas com utilidades própria.

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Coloque sua dúvida. Farei o melhor para responder em até 24 horas.