O QUE É BITCOIN?

Olá, sou o Pedro,

Seja bem vindo à lição número UM. Por favor siga os seguintes passos:

1. Veja o vídeo; (achou confuso? é normal)

2. Leia o texto atentamente;

3. Veja o vídeo novamente. (Bem menos confuso agora). :)

Parabéns! Você completou o primeiro passo para saber mais sobre Bitcoin do que 99% das pessoas que você conhece. Assista amanhã à lição número dois: "O que é uma carteira de Bitcoin".

O que é Bicoin?

Isso parece uma pergunta bem simples, mas tende a obter algumas respostas complicadas. Neste texto vamos tornar tudo bem simples.

 

Então, o que é Bitcoin?

 

A resposta correta e que encontra mais vezes se você for no google é: "A primeira moeda digital descentralizada". Então, antes de começar a entender isso, vamos começar com uma pergunta mais básica que a maioria das pessoas geralmente não se pergunta:

 

 

O que é dinheiro?

 

O dinheiro, em última análise, é simplesmente a ferramenta que usamos para trocar valor. Ao longo da história, usamos muitas coisas como dinheiro, de conchas marinhas a metais preciosos e até sal.

O dinheiro mais popular, historicamente foi o ouro. E há boas razões para o ouro funcionar bem como dinheiro.

  1. É raro,

  2. É tangível. Então, se você está segurando em sua mão, provavelmente é seu.

Bem simples não é?  E isso funcionou por milhares de anos, independente de governos, reis, presidentes ou ditadores. O ouro apenas funcionou.

 

 

E veio uma nova invenção, o papel moeda!

 

Imagine alguém que usa ouro toda a vida e de repente alguém diz. Esqueça seu ouro, guarde num cofre que este papel vale o mesmo. Deve ter sido bem difícil convencer as pessoas disso. Confie em papel em vez de metal? Está me sacaneando só pode!!

 

Bem, o papel-moeda realmente começou como apenas uma representação de ouro. Por exemplo, o dólar dos EUA era originalmente apenas um "certificado de ouro". 

Isso não é mais que um pedaço de papel dizendo que você possui um pouco de ouro que está guardado em um cofre no tesouro central. Em outras palavras, as pessoas nunca confiaram no papel-moeda, eles confiavam que o governo guardava o ouro delas.

 

 

 

O tempo passou e os EUA por exemplo, abandonaram o chamado "padrão-ouro" durante os anos 70 e hoje o dólar americano é realmente um dinheiro "fiat".

 

Opá, espera aí! Dinheiro “Fiat”, mas que é isso de dinheiro “Fiat”?

 

"Fiat" é uma palavra latina para "deve ser", que é outra maneira de dizer: 

"Pessoal, vamos esquecer o ouro. A partir de hoje esse papel que você tem na mão representa ouro. Vamos todos concordar que esse papel que você tem e que diz R$100,00 vale mesmo R$100,00, tendo ouro lá no cofre ou não, pode ser?"

 

Isto parece funcionar muito bem, porque estamos usando dinheiro FIAT todos os dias e não precisamos ter "moeda forte" ou "dinheiro tangível".

 

O dinheiro-moeda tem algumas vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que o papel é fácil de falsificar, algo que é praticamente impossível com o ouro. Quase todo o mundo pode simplesmente imprimir papel em casa.

 

Mas deve haver vantagens que o tornem valioso, certo? O dinheiro Fiat é realmente uma forma de digitalização - isto é, estamos lidando com números, não com metais. Isso torna o dinheiro muito mais fácil de contar, gerenciar e mover. Na verdade, a grande maioria do dinheiro nesses dias são apenas números em computadores, acredite ou não.

 

 

Assim chega “A era do dinheiro digital”.

 

Oi! Espera aí, então se o dinheiro hoje é digital, como isso funciona mesmo?

Quero dizer, se eu tiver um arquivo no computador que represente um dólar, o que me impede de copiar esse arquivo um milhão de vezes e ter um milhão de dólares?

 

A solução que os bancos usam hoje é uma solução "centralizada" - eles mantêm um livro razão (imagine o livro da imagem abaixo em um computador) lá nos computadores, que acompanha quem possui o quê. Todo mundo tem uma conta e esse livro contabiliza uma conta para cada conta de cliente.

 

Todos confiamos no banco e o banco confia em seu computador. A solução está assim centralizada nesse livro no computador do banco.

 

Lembra da definição de Bitcoin que escrevemos acima? Moeda (já sabemos o que é moeda), Digital (já sabemos o que é digital), Descentralizada. E é na palavra DESCENTRALIZADA que está a inovação. O dinheiro no computador no banco está centralizado, não esqueça!

 

Inventaram o Bitcoin

 

Em 2008, um pesquisador anônimo publica um documento descrevendo como resolver esse problema sem uma solução centralizada - isto é, sem banco, sem computador do banco, sem ninguém central garantindo que o dinheiro em uma conta, pertence aquela conta.

 

Ele o chamou de "Bitcoin" e descreveu como você pode fazer um livro-razão que não confia em um único banco ou computador em particular – Ou seja, uma solução descentralizada.

 

Isso pode parecer confuso ou, na melhor das hipóteses, como ficção científica. Como funciona alguma coisa se for descentralizada? Como funciona uma coisa que está distribuída e ao mesmo tempo em milhares de lugares diferentes?

 

Você realmente já conhece a resposta para isso. Você está usando uma solução descentralizada agora para ler este texto e chama-se : Internet.

 

Pense nisso: ninguém é dono da internet. É a rede mais vasta e poderosa que os seres humanos já criaram - mas não há "Internet, SA”. Não há nenhuma empresa chamada Internet, ninguém faz manutenção da Internet, ninguém manda na Internet - por isso ela é descentralizada.

 

Todas as pessoas e todas as empresas são a infraestrutura da internet. Sem fronteiras, sem ideologia, sem ninguém mandando ou orientando.

 

Então, se a internet descentraliza a tecnologia da informação, como Bitcoin descentraliza o dinheiro?

 

Bitcoin é apenas um sistema de razão distribuído. Ou melhor, Bitcoin é como o mesmo livro de caixa distribuído por milhares de pontos no mundo.

 

Calma, este é o ponto onde normalmente as coisas ficam mais técnicas e complicadas, mas nós vamos continuar a manter isto simples.....

No Bitcoin, as moedas (ou melhor, as transações) são todas registradas em um livro razão. Até agora, nada de novo.

 

O grande negócio com o Bitcoin é que esse livro é público e compartilhado. E nem é só isso. Esse livro é também mantido pelo público.

Milhares de pessoas ao redor do mundo têm uma cópia deste livro e qualquer pessoa pode baixar e verificar esse livro. Com Bitcoin, em vez de, entre contas de banco,  o dinheiro é movido entre endereços - tipo de e-mail.

 

Que doido, não? É como se eu estivesse pagando a alguém e ao mesmo tempo eu ir escrever no livro que paguei e retirar o dinheiro de minha conta. Até podemos pensar, mas se eu tenho acesso ao livro, porque eu vou cadastrar esse pagamento? Você vai fazer isso porque quando você faz o pagamento, em todos os livros razão iguais ao seu que estão espalhados pelo mundo, esse pagamento vai ficar escrito.

 

Em vez de ser em um só lugar (banco) que os movimentos são escritos, com o Bitcoin todos as movimentações são escritas em milhares de pontos diferentes.

 

E se você acha que esse livro público é fácil de hackear, tente imaginar hackear o idioma portugês - você provavelmente pode invadir computadores de faculdades, de bibliotecas e mudar algumas definições das palavras, mas isso não seria um grande problema.

Há muitas cópias de dicionários em todo o mundo - você não pode enganar todos, pirateando apenas algumas das cópias. Em Bitcoin, o dicionário que ajuda todos a permanecer na mesma página é o livro-razão, e esse livro-geral é chamado de "Blockchain".

 

Então, agora que entendemos como Bitcoin é moeda, como Bitcoin é digital e como Bitcoin é descentralizado, podemos responder a pergunta:

 

"O que é Bitcoin?" 

Vamos lá, agora você já sabe: É a primeira moeda digital descentralizada.

 

E o que Bitcoin significa para o mundo? Vai ser muito importante? Bitcoin vai mudar o mundo?

 

Essa é uma pergunta que todos gostaríamos de saber. Também já escrevemos aqui no Blog alguns textos respondendo a estas perguntas. (leia os posts relacionados com este). E nós somos super otimistas, senão vejamos:

 

O Bitcoin não é geográfico. Se as economias caírem ou os governos mudarem, Bitcoin não será afetado como moedas fiat. 

Também é muito mais amigável na internet, o que significa que o comércio on-line global pode melhorar. 

Mas os maiores vencedores aqui são provavelmente os bilhões de pessoas em toda a Ásia e África e outros lugares que têm conexão à internet, mas têm bancos horríveis. Mais de metade das pessoas no mundo não têm conta em um banco.

 

Em grande parte do Brasil, com o banco podemos comprar on-line e enviar dinheiro para todo o mundo, mesmo que seja muito lento e bastante caro.

 

Mas no Quênia, eles usam minutos de telefone celular como dinheiro, eles compram mantimentos com tempo de ar.

 

Na Argentina e Venezuela, as pessoas estão trocando dinheiro no mercado negro por causa da inflação que torna impossível economizar dinheiro para um dia ruim ou para aposentadoria. 

O dinheiro global não tem limite geográfico. Isso é exatamente o que essas pessoas precisam - funciona mesmo se seu governo ou bancos não funcionam.

 

O Bitcoin não oferece apenas uma alternativa econômica, mas também uma alternativa tecnológica. Afinal, os dólares, euros, reais etc hoje são números em um computador que representam números em um papel que costumavam representar metais, de acordo com leis escritas há centenas de anos.

 

Bitcoin nasceu no século 21, e é por isso que é capaz de fazer as muitas coisas que faz e as pessoas chamam de "dinheiro inteligente". Pelo mesmo motivo, os telefones hoje são chamados de "smartphones", porque eles têm mais recursos do que celulares há uma década. 

Nós não entraremos em detalhes, mas o Bitcoin possui alguns recursos avançados que você não consegue com o dinheiro que temos hoje.

 

As implicações para Bitcoin são obviamente difíceis de medir. Por isso é um paradigma.

Na realidade, há toda uma indústria, campos de pesquisa e movimentos de base em crescimento - como aconteceu quando os executivos da AOL e jovens estudantes estavam tentando explicar às pessoas o que é essa "coisa de internet" nos anos 90.:)

E agora que tal ver o vídeo mais uma vez!

COMENTE AQUI OU PERGUNTE O QUE QUISER

Please reload

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Get the Conversation Started
Be the first to post in this category.
Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle
COISAS
EXPLORE