O QUE É UMA CARTEIRA DE BITCOIN?

Olá, sou o Pedro,

Seja bem vindo à lição número DOIS. Tal como ontem, por favor siga os seguintes passos:

1. Veja o vídeo; (você já sabe que é normal achar confuso)

2. Leia o texto atentamente;

3. Veja o vídeo novamente. (Pronto! Bem menos confuso agora). :)

Parabéns! Você completou o segundo passo para saber mais sobre Bitcoin do que 99% das pessoas que você conhece. Assista amanhã à llição número três, "O que é mineração"

O que é uma wallet de Bitcoin?
 
Uma wallet, (ou em Português carteira) de Bitcoin é um programa para enviar e receber Bitcoins, armazenar Bitcoins e monitorar os saldos de Bitcoin. Assim como você precisa de um programa de e-mail como o Outlook ou o Gmail para gerenciar seus e-mails, você precisa de uma wallet para gerenciar seus Bitcoins.
As carteiras fazem a ligação com a cadeia de bitcoin, ou seja o Blokchain (cadeia de blocos) esse livro-geral global de transações de bitcoin que detalhamos em nosso post, o que é Bitcoin.
As carteiras monitoram os endereços de Bitcoin na cadeia de blocos e o atualizam com cada transação.
 
Esta é uma das coisas mais importantes a lembrar sobre uma carteira:
O QUE DEFINE UMA CARTEIRA É ONDE SUA CHAVE PRIVADA É ARMAZENADA

 
 
Uma chave privada? Mas o que isso significa?
 
Bem, uma chave privada é apenas uma série muito longa de números e letras que atua como a senha da sua carteira Bitcoin. É deste número que sua carteira obtém sua capacidade para enviar seus Bitcoins para outras pessoas.
Você também pode pensar nisso como as coordenadas secretas para localizar seus Bitcoins. Em outras palavras, quem conhece sua chave privada tem controle sobre o seu Bitcoins.
 
A chave privada também é usada para gerar seu endereço do Bitcoin - isso é exatamente como seu endereço de e-mail.
Esse endereço é algo que você dá para as pessoas que querem enviar-lhe Bitcoins.
 
No entanto, mesmo que o endereço Bitcoin seja gerado através da chave privada, não há como descobrir qual é sua chave privada apenas examinando um endereço Bitcoin.
 
Para resumir, a função principal da carteira é a criação, armazenamento e uso da chave privada. Em outras palavras, automatiza a complexa criptografia de Bitcoin para você.
À medida que as carteiras Bitcoin evoluíam, as carteiras HD (hierarchical deterministic), foram criadas.
As carteiras HD geram uma frase inicial conhecida como semente (seed words) ou frase mnemônica. Esta semente é uma série de palavras comuns que você pode memorizar em vez da chave confidencial longa e confusa.
 
(Se você já tentou criar uma carteira certamente já notou que sempre lhe é pedido para guardar pelo menos 12 palavras aleatórias.)

 
Mais tarde, se sua carteira for destruída ou roubada, você pode inserir essas palavras para reconstruir a chave privada.
Além disso, uma carteira HD pode criar muitos endereços Bitcoin da mesma semente. Também todas as transações enviadas para endereços criados pela mesma semente farão parte da mesma carteira.
Como essas chaves e sementes privadas possuem poder completo sobre seus Bitcoins, eles devem ser mantidos secretos e seguros. Se você não proteger a chave privada ou a semente da carteira, os bitcoins que ela controla podem ser irremediavelmente perdidos.
 
Uma carteira Bitcoin padrão criará um arquivo wallet.dat contendo sua chave privada. Deve fazer um backup desse arquivo, copiando-o para um local seguro, como uma unidade criptografada em seu computador, uma unidade flash externa ou até mesmo copiar para um pedaço de papel e escondê-lo.
 
Uma carteira HD, por outro lado, fornecerá uma frase de semente com até 24 palavras que você deve escrever em um lugar seguro.
 
Diferentes tipos de wallets
 
Algumas carteiras detêm uma cópia completa do Blockchain para validar cada transação. Outras carteiras, também conhecidas como carteiras SPV ou carteiras lite, não possuem uma cópia completa do Blockchain. Elas dependem de Nodes completos aos quais eles estão conectados para validar as transações.
 
SPV significa Verificação de Pagamento Simples e é uma das carteiras que provavelmente você já conhece ou possui.
Estas carteiras são mais rápidas e consomem menos espaço em disco. Uma vez que o Blockchain hoje está se tornando cada vez maior, muitas carteiras oferecem uma solução SPV para dispositivos de capacidade limitada, como telefones celulares, tablets e desktops.
As Hot Wallets.
 
Uma carteira quente (HOT) refere-se a qualquer forma de carteira Bitcoin que esteja conectada de alguma forma à internet.
Esta pode ser uma carteira conectada a um serviço da web, uma carteira instalada em um computador conectado à Internet ou até mesmo uma carteira instalada em seu telefone celular, assumindo que você tenha internet em seu celular.
As carteiras HOT, embora as mais populares, também são as menos seguras, pois permitem o acesso ao seu funcionamento interno através de conexões à Internet.
Veja nesse vídeo como criar uma carteira no Blochchain.info. Talvez o site mais popular para criar uma carteira conectada na internet.

 
Tipos de carteiras quentes. HOT Wallets
 
Mercados, Bolsas, sites e outros serviços Bitcoin frequentemente exigem que você deposite fundos em suas carteiras online para realizar seu negócio.
Estas carteiras da web são a opção menos segura para armazenar Bitcoins, pois você não possui acesso a suas chaves privadas. Você basicamente pede a outra pessoa que guarde suas moedas por você.
Essas carteiras também são mais vulneráveis ​​aos hackers, uma vez que têm muitas lacunas ao longo do caminho. Por exemplo, o site em questão, o dispositivo que você está usando para se conectar ao site ou a conexão com a Internet pode ser monitorada para roubar seus Bitcoins.
 
Isso obriga você a confiar tanto na honestidade do operador do site quanto em suas práticas de segurança. Em caso de fraude interna ou hacking externo, seus bitcoins provavelmente serão irremediavelmente perdidos.
Mas por outro lado, as carteiras da web são altamente convenientes, pois permitem que você compre, venda e envie Bitcoins com bastante facilidade.
 
Os serviços de carteira da Web mais seguros fornecerão opções de autenticação de fatores múltiplos, como validar todos os login de conta com uma mensagem de texto, para se proteger contra hackers externos. Mesmo assim, para armazenar qualquer quantidade significativa de moedas, as carteiras da web não valem o risco. É por isso que aconselhamos que você evite o erro de novato número 1 e nunca mantenha seus Bitcoins em uma carteira de uma bolsa.
Carteiras de Desktop.
 
Este tipo de carteira quente (Hot Wallet) armazena sua chave privada em seu computador. Assim, enquanto o seu computador estiver livre de malware ou qualquer fraqueza de segurança, seus Bitcoins estão seguros. No entanto, todos sabemos que não é o caso da maioria de nós. Hoje, é difícil ser protegido a 100% e isso torna as carteiras de desktop conectadas à Internet um alvo fácil para hackers.

 
Carteiras Móveis  
 
Estas são carteiras que armazenam sua chave privada em seu telefone celular. Embora muitas carteiras sejam acessadas por meio de aplicativos para dispositivos móveis, estas apresentam o pior cenário possível para segurança.
As carteiras móveis oferecem baixa segurança e privacidade terrível, dada a potencial associação de sua carteira Bitcoin, número de telefone e localização geográfica.
 
Como os telefones são frequentemente perdidos, quebrados ou roubados, é aconselhável que você ative a autenticação multifatorial, proteja com senha sua carteira e crie um backup de chave particular.
 
As carteiras móveis são altamente convenientes e projetadas para fornecer a maior segurança possível em um ambiente inseguro. No entanto, somas substanciais não devem ser armazenadas em uma carteira móvel, a menos que sejam usadas em conjunto com uma carteira de hardware, o que explicaremos de seguida.

 
 
Cold Wallets | Carteiras de Bitcoin de armazenamento frio
 
Agora vamos falar sobre a forma mais segura de carteiras Bitcoin, carteiras de armazenamento frio, ou Cold Wallets.
 
O armazenamento a frio refere-se a qualquer tipo de carteira que seja independente de qualquer conexão com a Internet e portanto, não pode ser pirateada remotamente.
 
Alguns exemplos de carteiras de armazenamento frio são carteiras de hardware, carteiras de papel (Paper Wallets) e carteiras de cérebro (Brain Wallets). 
Paper Wallets
 
As carteiras de papel são apenas pedaços de papel com a chave privada ou semente escrita neles. Ao manter sua chave privada em um pedaço de papel, apenas alguém que possa acessar fisicamente esse papel pode roubar seus Bitcoins.
No entanto, as carteiras de papel são facilmente destruídas e assim, é aconselhável criar várias cópias, de modo que, se alguma cópia for perdida, os Bitcoins ainda podem ser recuperados.
Outra coisa a considerar é que para enviar os Bitcoins que você tem em sua carteira de papel para outra pessoa, você terá que importar a chave privada para alguma forma de carteira digital.
(Brevemente colocaremos aqui um vídeo mostrando como fazer isso.)

 
Carteiras, Wallets de hardware.
 
Estes são dispositivos físicos que armazenam com segurança sua chave privada, de modo que não pode ser pirateada, mesmo que seu dispositivo esteja comprometido por malware.
Você pode até usá-los com um computador público no qual você não confia. A maioria das carteiras de hardware fornece um backup de sementes no caso de o próprio dispositivo ser perdido ou roubado. Leia aqui nosso post sobre a Trezor, uma Hardware Wallet.
 
Para enviar seu Bitcoins a alguém com uma carteira de hardware, você precisará ter sua carteira de hardware conectada a um computador e usar algum tipo de página da Web que permita o controle sobre a carteira.
As carteiras de hardware oferecem o melhor mix entre segurança e facilidade de uso. Sua única limitação é que você precisa manter sua carteira de hardware com você o tempo todo para enviar as moedas.

 
Brain Wallets | Carteiras de cérebro.
 
As Brain Wallets são apenas uma maneira de criar uma chave privada fora de um texto predeterminado ou conjunto de palavras não escolhidos por você.
Então, em vez de obter uma semente gerada aleatoriamente, você decide por si mesmo uma frase secreta e usa alguns algoritmos básicos para gerar uma chave privada dessa frase secreta.
Contudo, as Carteiras do Cérebro apresentam uma desvantagem significativa, elas têm uma maior probabilidade de serem pirateadas. Isso ocorre porque as pessoas geralmente são muito previsíveis na escolha de senhas ou textos supostamente aleatórios e os hackers têm uma maneira de saber disso.
Alguns testes foram feitos onde senhas simples foram usadas para carteiras de cérebro e depositadas com fundos - eles foram roubados rapidamente. Também um usuário Bitcoin perdeu 4 Bitcoins de sua carteira depois de usar uma chave privada gerada a partir de um poema Africano absolutamente desconhecido.
Isso prova que mesmo se você acha que encontrou algum texto obscuro para uma frase secreta, você ainda corre o risco de ser pirateado.
Se quiser ler nosso post detalhado sobre Brain Wallets clique aqui.

 
Carteiras Multisig (multi assinatura)
 
Multisig (multiassinaturas), são carteiras que permitem o envio de Bitcoins apenas com a aprovação de chaves particulares suficientes, fora de um conjunto de chaves predefinidas. Um pouco confuso não é? Vou já explicar.
 
Vamos escolher três nomes completamente ao acaso, o Eduardinho, o Lulinha e o Aeciozinho querem abrir um negócio e investir alguns dos seus Bitcoins - mas nenhuma deles realmente quer que apenas um deles, tenha as chaves privadas desse dinheiro. Então, cada um deles tem uma chave e usa uma carteira multisig que requer duas das três dessas chaves.
Dessa forma, nenhum deles pode fugir com o dinheiro sozinho, mas eles também não precisam de todos os três para fazer pagamentos. Por exemplo, se o Lulinha quer correr com o dinheiro, ele não pode porque ele só tem uma chave. Mas se o Eduardinho está desaparecido e Lulinha e Aeciozinho querem pagar uma despesa, eles podem fazê-lo com suas duas chaves.
 
Multisig não precisa ser apenas dois em cada três - pode ser quase qualquer combinação. Por exemplo, um casal quer ter uma conta compartilhada e decidir que somente se ambos concordarem podem gastar o dinheiro, ou um conselho de administração da empresa que permite pagamentos somente por votação de maioria.
Multisig também é frequentemente usado para serviços de custódia, onde 2 partes decidem uma transação que requer 2 de 3 chaves.
Mas então qual a melhor Wallet para mim?
 
Agora você sabe tudo o que há para saber sobre as carteiras de Bitcoin, então vejamos como escolher a melhor carteira para suas necessidades.
 
A primeira coisa que você precisa saber é que pessoas diferentes usarão diferentes carteiras Bitcoin para diferentes fins. Por exemplo, se eu precisar armazenar uma grande quantidade de Bitcoin com segurança, usarei uma carteira diferente do que se  apenas quiser para pagar uma xícara de café.
 
Normalmente, as carteiras variam em uma escala de segurança versus conveniência e você precisa decidir onde você quer estar nessa escala.
 
Para isso basta se perguntar o seguinte:
 
• Quantos Bitcoins vou armazenar?
• Com que frequência eu uso a carteira?
• Posso pagar uma carteira de hardware?
• Preciso levar a carteira comigo?
• Preciso compartilhar a carteira com outra pessoa?
• Eu sou experiente em tecnologia?
• Quanto valorizo ​​minha privacidade?
• Confio em mim mesmo para salvaguardar minha carteira ou eu quero dar a terceiros a tarefa de fazê-lo?
 
Dependendo das respostas a essas perguntas, deve ser mais fácil para você escolher uma carteira. Algumas das carteiras de Bitcoin mais conhecidas estão listadas na nossa página "Guião de carteiras". Então agora é apenas uma questão de escolher a melhor carteira para suas necessidades.
Antes de concluir, lembre que você pode querer usar mais de uma carteira. Por exemplo, você pode usar uma carteira de hardware para grandes somas de Bitcoins e também ter uma carteira móvel com um pequeno saldo sobre isso para pagamentos diários. Desta forma, mesmo que o seu telefone celular quebre ou seja roubado, você não está arriscando muito dinheiro.

 

COMENTE AQUI OU PERGUNTE O QUE QUISER

Please reload

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Get the Conversation Started
Be the first to post in this category.
Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle
COISAS
EXPLORE